A boca está dentro da cabeça e integrada ao corpo, e como tal tem de ser tratada como um órgão mais que faz parte do sistema. Por isso o enfoque multidisciplinar é imprescindível para poder ajudar de maneira eficaz e real cada paciente. A visão integrativa é inovadora e os métodos utilizados são de vanguarda em Portugal.
“Fazemos parte da mudança de paradigma e do futuro para o qual caminha a investigação científica, a saúde e a nossa sociedade.”
Nos últimos anos, a importância e a conexão entre oclusão dentária e postura tem sido cada vez mais compreendida. Muitos casos clínicos mostram como um reequilíbrio do sistema cranio-mandibular é essencial para trazer estabilidade a todo o organismo.
A falta deste equilíbrio na mordida é muitas vezes a causa das mais variadas patologias relacionadas com a coluna, e por tanto com o sistema cranio-vertebral.
Certas condições que afectam problemas funcionais específicos da boca podem ser a causa de alterações na curvatura normal da coluna, que podem causar, a longo prazo, a degeneração mais ou menos acentuada das vertebras.
Por tanto, damos enfoque à utilização de métodos funcionais, como a utilização de ativadores bio-compatíveis para obter uma melhoria de todo o sistema.
Antes e depois:
A existência das cadeias neuro-musculares explica que um problema na parte superior do corpo possa repercutir na inferior e vice-versa.
A dor nas costas e pescoço é um distúrbio musculo-esquelético muito frequente, que pode dizer respeito a traumas como o “movimento de chicote”, esforço inadequado, postura incorrecta, ou mesmo problemas disfuncionais da boca e oclusão. O estresse também pode causar contracções musculares e micro-lesões.
Na área odontológica, uma análise adequada é essencial para procurar a causa raiz. A avaliação da relação entre má oclusão e desequilíbrios posturais consiste em procurar e estabelecer uma relação de causa e efeito.
Será normal ter dor de cabeça regularmente?
Alguns tipos de dores de cabeça podem ser causados por compressão excessiva da oclusão maxilar, que causa uma sobrecarga do sistema, levando a episódios incómodos e repetidos de dor de cabeça.
O bio-activador que utilizamos em casos específicos é um dispositivo de caracter reabilitativo neuromuscular através do efeito plástico do material que o caracteriza é capaz de relaxar o sistema neuromuscular durante as horas nocturnas e aliviar os sintomas.
O equilíbrio dentário e consequentemente da mandíbula, que é um receptor postural e de equilíbrio muito importante; a sua ausência é muitas vezes a causa das mais variadas patologias incluindo vertigens ou zumbidos.
Primeiro fazemos os hábitos, e depois os hábitos nos fazem a nós.
É fundamental em crianças mais novas começar cedo o equilíbrio das funções: Respiração, Deglutição e Mastigação, que determinam directamente O desenvolvimento da boca e do corpo.
Adultos e crianças de qualquer idade podem beneficiar-se com o uso de ativadores linguais-respiratórios. De fato, mesmo em repouso, a língua deve estar sempre no céu da boca. Quando isso não acontece ou o próprio ato de deglutir é incorrecto, podem surgir vários problemas: respiratórios, musculares, fonéticos, rinite, sinusite, adenoidite, infecções de ouvido, cansaço, falta de concentração, etc.
Antes e depois:
Ressonar, Apneia Nocturna e qualidade de descanso
Cerca de 80% das pessoas que ressonam têm Simdrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que se caracteriza por uma obstrução total o parcial das vias respiratórias, impedido uma correcta oxigenação e refrigeração sistemico-cerebral. Sendo este um problema de saúde que pode causar:
– Hipertensão arterial
– Doenças cardiovasculares
– Despertares noturnos
– Sonolência
– Dor de cabeça
– Baixa concentração
– Irritabilidade fácil
– Sensação de asfixia
– Tosse
– Acordar cansado
– Obesidade
Reeducar a respiração, portanto, leva a enormes benefícios físicos. Através do uso de dispositivos específicos, que graças à sua estrutura e características inovadoras, permite a recuperação de uma respiração adequada, de maneira confortável e pouco invasiva.
Recentemente, a odontologia desportiva começa a ganhar seu espaço na comunidade científica e a estabelecer-se na área, não limitando-se apenas ao uso de protectores bucais como prevenção, mas também à profilaxia e tratamento de lesões ou manifestações que possam directa ou indirectamente comprometer o desempenho desportivo.
São 136 os músculos que estão conectados à mandíbula; estes músculos com as articulações temporo-mandibulares condicionam a alineação dos dentes envolvendo a cresta occipital, o pescoço, a cintura escapular, a cintura pélvica e, por tanto, o equilíbrio de todo o corpo.
Se existe uma lesão muscular com certo grau de persistência tendendo à cronicidade, que não desaparece com as sessões de fisioterapia e tratamentos convencionais, é muito importante fazer um diagnóstico que inclua a boca.
Será que aperto os dentes á noite?
O bruxismo, ato de apertar inconscientemente a mandíbula, pode determinar a manifestação de sintomas como:
– Enxaquecas/ dor de cabeça
– Tonturas e náuseas
– Dor no pescoço e nas costas
– Sensibilidade dentária
– Sentimento de opressão e cansaço
– Transtornos do sono
– Tensão nos ombros
– Zumbido/ pressão nos ouvidos
– Outros sintomas podem ser: ruídos ou clics nas articulações, abertura limitada da boca, dificuldade de mastigação.
A dor que afecta a articulação temporomandibular (ATM) pode ser tratada com um Equilibrador de características bio-elásticas que leva a um alívio da tensão musculoesquelética e ajuda a equilibrar a articulação de maneira harmoniosa.
Medicina Dentária Bio-Integrativa
Procuramos estabelecer o equilíbrio natural das estruturas: dentais, oro-faciais e osteo-musculares; a través de uma aproximação humanística à Medicina Dentária.
Utilizamos como base técnicas funcionais, que põem em evidência a relação entre o equilíbrio da boca e o equilíbrio do ser humano. Estimulando novas vias nervosas periféricas colocamos em funcionamento um novo processo fisiológico. Pelo que o trabalho de harmonizar a boca, restabelecendo o seu equilíbrio, tem uma influência positiva no paciente de maneira global.
A Nova Medicina Dentária